2.3. Transação
Muitas vezes uma operação de manipulação de um banco de dados envolve mais de uma ação. Nesses casos a operação final só será válida se todas as atividades contidas nessa operação forem realizadas e validadas; do contrário, a operação deve ser cancelada, todos os passos desfeitos, e um erro deve ser reportado.
Exemplo: uma transferência de dinheiro de uma conta corrente para outra conta corrente envolve duas operações:
Se uma das operações não ocorrer, a transferência deve ser cancelada; se as operações ocorrerem, mas se o valor debitado for diferente do valor creditado, a operação também deve ser cancelada.
Esse controle que gerencia todas as tarefas de manipulação necessárias denomina-se transação. Uma transação é o conjunto de operações logicamente coordenadas que só é efetivada se todas suas partes forrem corretamente processadas. Caso uma das partes falhe, toda a transação deve ser desfeita.
2.4. Backup e restauro de dados
Além do controle transacional, que é um método de proteção contra falhas, os SGDBs normalmente implementam outras funcionalidades de proteção. Uma delas é a possibilidade de realização de backups (cópias dos dados) e eventual restauro dos dados. Caso ocorra um evento inesperado no hardware ou mesmo no processamento lógico do banco de dados em que seja necessário retornar os dados a uma situação anterior, os arquivos de backup poderão ser usados para a recuperação das informações desejadas no momento anterior à falha. Há funcionalidades mais complexas que permitem até restaurar parte das informações do banco de dados.