2.5. Entidade e tabela

Dá-se o nome de entidade ao agrupamento de dados semelhantes em um ambiente de modelagem. Quando implantado dentro de um SGBD damos o nome de tabela.

Para explicar melhor este assunto, vamos considerar um exemplo simples, o qual todos nós podemos estar acostumados: um banco de dados de uma escola que mantém informações sobre alunos, disciplinas e notas em um ano letivo. Esses três itens compõem os principais assuntos a serem mantidos no banco de dados, e eles servirão para criarmos as estruturas iniciais denominadas entidade. O termo entidade geralmente é usado enquanto estamos na fase de modelagem do banco de dados.

Futuramente, quando formos implantar esse modelo em um banco de dados, chamaremos a entidade de tabela. Dessa forma, entidade e tabela são sinônimos, sendo que a única diferença é que o primeiro remete à modelagem e o segundo para o banco de dados. Cada tabela será responsável por armazenar as informações exclusivamente acerca do seu assunto. Para tanto, no nosso exemplo de um banco de dados hipotético para uma escola, teremos as tabelas ALUNO, DISCIPLINA e HISTORICO_ESCOLAR (esta última tabela trata das informações sobre as notas que os alunos tiraram em cada disciplina cursada), há também uma informação importante que ainda não foi dita, que é a turma que organiza os alunos, dessa forma, teremos também a tabela TURMA fazendo parte do nosso contexto.

Neste ponto, temos as entidades (ou tabelas) abaixo discriminadas:

Entidades (ou tabelas) identificadas para nosso exemplo de banco de dados de uma escola.
Copyright © 2014 AIEC.