Nosso próximo passo para desenvolver a estrutura do nosso modelo de banco de dados é identificar quais informações devem ser armazenadas em cada entidade (ou tabela). Novamente temos duas denominações para definir os itens de informação que detalham uma entidade: elementos de dados (para o ambiente de modelagem) ou campos (para o ambiente físico). Alguns autores também usam a denominação de item de dados como sinônimo de elemento de dado (iremos usar todas as denominações para que você se acostume com elas).
Poderíamos, hipoteticamente, pensar nas seguintes informações:
Para as turmas, seria relevante que o sistema armazenasse o número da turma e a série a que se referre. As turmas são informadas pela série correspondente e por um número sequencial. Exemplo: Turma 5-1, é a primeira turma da 5ª série; turma 5-2, é a segunda turma da 5ª série.
Para os alunos, seria interessante informações sobre seu número de matrícula, seu nome, se ele é um aluno ativo ou ex-aluno, a turma a que ele pertence e a série atual em que ele se encontra.
Para o histórico escolar, precisaríamos da matrícula do aluno, a disciplina cursada, o ano em que cursou a disciplina e a nota final que ele tirou.
Para as disciplinas, basta o nome da disciplina.
Diante dessas informações, poderíamos evoluir o diagrama do nosso modelo de dados para algo como a imagem a seguir:
Evolução da estrutura do nosso banco de dados, identificando os elementos (ou itens) de dado.