A partir dessa estrutura poderíamos armazenar os dados necessários. Cada linha de conteúdo de cada entidade é denominada registro. Ou seja, cada cadastro efetuado em cada tabela corresponde a um registro de dados. Se uma determinada tabela possui, por exemplo, cinco linhas de conteúdo, então dizemos que esta tabela possui cinco registros.
Vejamos alguns exemplos hipotéticos dos registros que poderiam fazer parte desse nosso banco de dados hipotético de uma escola:
| TURMA | |
|---|---|
| Número | Série |
| 5-1 | 5ª |
| 5-2 | 5ª |
| 5-3 | 5ª |
| 6-1 | 6ª |
| 6-2 | 6ª |
| 7-1 | 7ª |
| ALUNO | ||||
|---|---|---|---|---|
| Matrícula | Nome | Ativo | Turma Atual | Série Atual |
| 14562/2 | Thiago Ferreira Borges | Sim | 5-1 | 5 |
| 432/2 | Isadora Luccas Fernandes | Sim | 7-1 | 7 |
| 332/5 | Marcelo Correia Luz | Não | ||
| 4539/1 | Mariana Gonçalves Coelho | Sim | 6-1 | 6 |
Observe no exemplo acima que o aluno Marcelo é um ex-aluno, por isso ele não está matriculado em nenhuma turma e série.
| HISTÓRICO ESCOLAR | ||||
|---|---|---|---|---|
| Matrícula | Disciplina | Ano | Série | Nota |
| 14562/2 | Matemática | 2015 | 5ª | 6,8 |
| 14562/2 | Português | 2015 | 5ª | 8,9 |
| 14562/2 | Ciências | 2015 | 5ª | 10,0 |
| 432/2 | Matemática | 2015 | 7ª | 8,2 |
| 432/2 | Português | 2015 | 7ª | 8,9 |
| 432/2 | Geografia | 2015 | 7ª | 9,4 |
| 432/2 | História | 2015 | 7ª | 9,0 |
| 332/5 | Matemática | 2010 | 5ª | 8,8 |
| 332/5 | Português | 2010 | 5ª | 8,9 |
| 332/5 | Ciências | 2010 | 5ª | 6,4 |
Observe no exemplo acima que como cada aluno cursou várias disciplinas no mesmo ano, devem aparecer vários registros para ele nessa tabela. O primeiro aluno, por exemplo, cursou três disciplinas. O segundo aluno cursou quatro disciplinas.
| DISCIPLINA |
|---|
| Nome |
| Matemática |
| Português |
| Ciências |
| Geografia |
| História |