|
As operações de consulta são respondidas pelo SGBD como um conjunto de informações (na forma de uma planilha de dados) que inclui também o número de registros que satisfazem à condição da consulta. Já as operações de inserção, alteração e exclusão são respondidas normalmente apenas com o número de registros afetados pelo comando. |
Exemplo, após executar a exclusão de um aluno, o SGBD responde “1 registro excluído”. As respostas que o SGBD nos dá são úteis para confirmarmos se as operações executadas foram realizadas com sucesso ou não. Quando o SGBD não realiza nenhuma alteração no seu conteúdo, ele responde algo como “nenhum registro afetado”.
Essas consultas e operações precisam ser especificadas corretamente na linguagem de manipulação de dados do SGBD antes de serem processadas. A maioria dos SGBDs entende uma linguagem denominada SQL (Structured Query Languague). Iremos estudar a linguagem SQL em outro momento, mas apenas a título de exemplificação, seguem alguns comandos na linguagem SQL (cada comando representa um dos exemplos das operações de seleção (SELECT), inserção (INSERT), alteração (UPDATE) e exclusão (DELETE) citadas anteriormente neste subitem):