3.2. Projetistas de bancos de dados
Essas tarefas são realizadas principalmente antes que o banco de dados esteja realmente implementado e populado com dados. É responsabilidade dos projetistas de banco de dados se comunicarem com todos os potenciais usuários a fim de entender suas necessidades e criar um projeto que as atenda. Em muitos casos, os projetistas estão na equipe de DBAs e podem receber outras responsabilidades após o projeto do banco de dados estar concluído. Saiba+
3.3. Administradores de dados (AD)
Veja as principais atividades que esses profissionais executam.
3.4. Analistas de Sistemas e Programadores.
Esses profissionais atuam relacionando-se com usuários finais e projetistas para que os programas criados sejam compatíveis tanto com a necessidade dos usuários quanto com o que os projetistas definiram.
Em organizações pequenas é muito comum que a mesma pessoa execute mais de um papel, ou seja, pode ser que apenas um profissional seja o programador, o analista, o projetista e o administrador de dados daquela organização.
Plataformas modernas de desenvolvimento de sistemas têm diminuído a necessidade deste tipo de profissional, visto que a própria linguagem de programação é capaz de criar o modelo de dados necessários para a aplicação a partir das classes definidas como persistentes. É o caso, por exemplo, do Symphony, do Visual Studio, do Zend e outras plataformas de desenvolvimento.
XEntre as atividades que esses profissionais executam, as principais são: