Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. A grande maioria dos sistemas de informação nos dias atuais utiliza alguma forma de banco de dados para armazenamento das suas informações.

  2. Os sistemas de informação modernos que tratam e armazenam principalmente texto e números são denominados de aplicações de banco de dados tradicionais.

  3. Dados são qualquer tipo de informação acerca de alguma coisa.

  4. Banco de dados é um conjunto de dados relacionados entre si e organizados em conjuntos semelhantes.

  5. Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é um programa de computador (software) específico que é capaz de gerenciar e manipular um banco de dados.

  6. Para ser um considerado um SGBD, o software precisa permitir a definição da estrutura de armazenamento, armazenar, ler e alterar as informações, e controlar o acesso dos usuários.

  7. Um SGBD deve permitir que vários usuários acessem os dados armazenados ao mesmo tempo.

  8. Uma transação controla duas ou mais operações sobre os dados armazenados. Quando uma das operações falha, todas as outras devem ser desfeitas.

  9. Dá-se o nome de entidade ao agrupamento de dados semelhantes em um ambiente de modelagem. Quando implantado dentro de um SGBD damos o nome de tabela.

  10. As informações contidas dentro de uma entidade são classificadas em elementos de dados (ou itens de dados). Quando tratamos do ambiente físico, chamamos de campos de uma tabela.

  11. As operações de manipulação de dados permitem basicamente quatro tipos de operações: consultas, inserção, alteração e exclusão.

  12. Todas as operações de consulta e manipulação de dados são respondidas pelo SGBD incluindo o número de registros afetados pela operação.

  13. O modelo de dados passa por três níveis de evolução: a) conceitual – independente de tecnologia ou banco de dados; b) lógico – organizado e estrutura no formato de implantação; c) físico – adequado tecnologicamente ao SGBD que será utilizado.

  14. Metadados refere-se às informações de como um banco de dados está estruturado dentro do SGBD. Dentro dos metadados estão as informações de quais tabelas existem, quais campos foram definidos para cada tabela, índices, relacionamentos e outros.

  15. Há vários profissionais de TI que atuam com banco dados. DBAs são responsáveis por manter os bancos de dados operacionais, funcionais e seguros. Projetistas são responsáveis por elaborar modelos de dados que atendam aos sistemas e aos usuários demandantes. Administradores de dados mantêm os bancos de dados, promovendo ajustes e melhorias.
Copyright © 2014 AIEC.