1.6. Múltiplas interfaces
Uma vez que muitos tipos de usuários, com diversos níveis de conhecimento técnico, utilizam um banco de dados, um SGBD deve oferecer uma variedade de interfaces de usuário, ou seja, várias formas de poder acessar as informações do banco de dados. Essas interfaces incluem linguagens de consulta para usuários casuais, interfaces de linguagem de programação para programadores de aplicação, formulários e códigos de comando para usuários paramétricos e interfaces controladas por menu e outros.
As interfaces no estilo de formulários e de menus normalmente são conhecidas como interfaces gráficas do usuário – GUIS – Graphical User Interfaces. Existem muitas linguagens e ambientes especializados para especificar GUIs. Recursos para oferecer interfaces GUI para um banco de dados na Web – ou habilitar um banco de dados para a Web – também são muito comuns.
As imagens a seguir apresentam dois exemplos de interfaces de acessos a dados: primeiro, via interface Web; depois, por meio de interface textual.