2.2. Nulidade do item de dado

Outro tipo de restrição refere-se a um item de dado aceitar ou não um valor nulo. Por exemplo, a entidade Aluno não deve permitir que se cadastre um aluno deixando o seu respectivo nome em branco, ou seja, o item de dado Nome é obrigatório. Na mesma entidade, o aluno pode não estar matriculado em nenhuma turma e em nenhuma série, portanto, esses dois itens de dados devem permitir que os seus conteúdos sejam nulos (vazios).

2.3. Integridade referencial

Um terceiro tipo de restrição é denominada integridade referencial. Neste tipo de regra, um item de dado só deve aceitar os valores previamente definidos em uma outra entidade. Veja por exemplo o caso da Disciplina na entidade Histórico Escolar, não é permitido ao usuário escrever qualquer informação neste item de dado, ele não pode escrever “educação física”; somente pode escolher entre as opções preestabelecidas na entidade Disciplina. Caso ele queira utilizar “educação física”, será necessário que essa disciplina seja cadastrada previamente na entidade Disciplina antes de poder ser utilizada no cadastro do histórico escolar. Saiba+

A integridade referencial também tem um comportamento interessante quando tratamos de atualização de dados. Ao atualizar um dado qualquer, todos os lugares onde esse dado aparece também serão atualizados. Veja um exemplo.

2.4. Efeito cascata

A integridade referencial permite, ainda, o que chamamos de efeito cascata. Por exemplo, ao se excluir um aluno da entidade de Alunos, pode ser que todo o seu histórico escolar seja automaticamente excluído também, se isso não acontecesse, ficaria difícil saber a qual aluno pertencem dados da entidade Histórico escolar, ou seja, informação inconsistente e indesejada. Há também a opção de bloquear uma exclusão caso ela tenha um efeito cascata. Veja como.

Copyright © 2014 AIEC.