4.4. Intercâmbio de dados na Web para comércio eletrônico usando XML

A World Wide Web oferece uma grande rede de computadores interconectados. Os usuários podem criar documentos usando uma linguagem de publicação na Web, como HyperText Markup Language (HTML ou, em português, linguagem de marcação de hipertexto), e armazenar esses documentos em servidores Web, onde outros usuários (clientes) podem acessá-los. Os documentos podem ser vinculados por meio de hyperlinks, que são indicadores para outros documentos.

Na década de 1990, o comércio eletrônico (e-commerce) surgiu como uma importante aplicação da Web. Rapidamente ficou visível que partes da informação nas páginas Web de e-commerce eram, com frequência, dados extraídos dinamicamente de SGBDs. Diversas técnicas foram desenvolvidas para permitir o intercâmbio de dados na Web.

Atualmente, a eXtended Markup Language (XML, em português, linguagem de marcação extensível) é considerada o principal padrão para intercâmbio entre diversos tipos de bancos de dados e páginas Web. A XML combina conceitos dos modelos usados nos sistemas de documentos com os conceitos de modelagem de banco de dados.
Copyright © 2014 AIEC.