4.5. Estendendo as capacidades do banco de dados para novas aplicações

O sucesso dos sistemas de banco de dados nas aplicações tradicionais encorajou os desenvolvedores de outros tipos de aplicações a tentarem utilizá-los. Essas aplicações tradicionalmente usavam suas próprias estruturas especializadas de arquivo e dados. Os sistemas de banco de dados agora oferecem extrações para dar melhor suporte às necessidades para algumas dessas aplicações. Veja alguns exemplos dessas aplicações.

Logo ficou aparente que os sistemas relacionais básicos não eram muito adequados para muitas dessas aplicações, em geral por um ou mais dos seguintes motivos:

Isso levou os desenvolvedores de SGBD a acrescentarem funcionalidades a seus sistemas.

Muitas organizações de grande porte utilizam vários pacotes de aplicação de software que trabalham intimamente com o banco de dados de back-ends. O banco de dados do back-end representa um ou mais bancos de dados, possivelmente de diferentes fornecedores e usando diferentes modelos de dados, que mantêm dados manipulados por esses pacotes para dar suporte a transações, gerar relatórios e responder a consultas ocasionais.

Um dos sistemas mais utilizados inclui o ERP (Enterprise Resource Planning, planejamento de recursos empresariais) e o CRM (Customer Relationship Management, gerenciamento do relacionamento com o cliente). Essas aplicações são habilitadas para Web porque usuários internos e externos recebem uma série de interfaces de portal Web para interagir com os bancos de dados de back-end.

Copyright © 2014 AIEC.