Olá, seja bem-vindo a mais uma etapa do nosso estudo! Iremos tratar dos conceitos e arquitetura dos sistemas de banco de dados.
A arquitetura dos SGBDs tem evoluído desde os primeiros sistemas monolíticos, nos quais todo o software SGBD era um sistema altamente integrado, até os mais modernos, que têm um projeto modular, com arquitetura de sistemas distribuídos. Essa evolução espelha as tendências na computação, em que grandes computadores mainframes centralizados estão sendo substituídos por centenas de estações de trabalho distribuídas e computadores pessoais, conectados por redes de comunicações a vários tipos de máquinas servidoras — servidores Web, servidores de banco de dados, servidores de arquivos, servidores de aplicações, e assim por diante.
Em uma arquitetura básica de SGBD cliente/servidor a funcionalidade do sistema é distribuída entre dois tipos de módulos:
| O módulo cliente normalmente é projetado para executar em uma estação de trabalho ou computador pessoal. Em geral, os programas de aplicação e interfaces com o usuário que acessam o banco de dados executam no módulo cliente. Logo, esse módulo se encarrega da interação do usuário e oferece interfaces amigáveis, como formulários ou GUIs (interfaces gráficas do usuário) baseadas em menu. | O outro tipo de módulo, chamado módulo servidor, é normalmente responsável pelo armazenamento de dados, acesso, pesquisa e outras funções. |
Nesta etapa de estudos, apresentamos a terminologia e os conceitos básicos que serão usados no decorrer do curso.