Uma característica fundamental da abordagem de banco de dados é que ela oferece algum nível de abstração de dados.

A abstração de dados, geralmente, se refere à supressão de detalhes da organização e armazenamento dos dados, destacando recursos essenciais para um melhor conhecimento desses dados. Uma das principais características da abordagem de banco de dados é possibilitar a abstração de dados, de modo que diferentes usuários possam percebê-los em seu nível de detalhe preferido.

Um modelo de dados refere-se a uma coleção de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados e oferece os meios necessários para alcançar essa abstração. Com estrutura de um banco de dados, queremos dizer os tipos, relacionamentos e restrições que se aplicam aos dados. Os SGBDs possuem um conjunto de operações básicas para especificar recuperações e atualizações no banco de dados por meio da linguagem SQL.

Além das operações básicas fornecidas pelo modelo de dados, está se tornando mais comum incluir conceitos no modelo de dados para especificar o aspecto dinâmico ou comportamento de uma aplicação de banco de dados. Isso permite ao projetista do banco de dados especificar um conjunto de operações válidas, definidas pelo usuário, sobre os objetos do banco de dados. Veja um exemplo.

Por sua vez, operações genéricas para inserir, excluir, modificar ou recuperar qualquer tipo de objeto normalmente estão incluídas nas operações básicas do modelo de dados. Conceitos para especificar o comportamento são fundamentais para os modelos de dados orientados a objeto, mas também estão sendo incorporados em modelos de dados mais tradicionais. Por exemplo, modelos objeto-relacional estendem o modelo relacional básico para incluir tais conceitos, entre outros. No modelo de dados relacional básico, existe um recurso para conectar um comportamento às relações, na forma de módulos de armazenamento persistente, popularmente conhecidos como procedimentos armazenados ou stored procedures.

Copyright © 2014 AIEC.