Os modelos de dados representativos ou de implementação são os usados com mais frequência nos SGBDs comerciais tradicionais. Estes incluem o amplamente utilizado modelo de dados relacional, bem como os chamados modelos de dados legados — os modelos de rede e hierárquicos — que foram bastante usados no passado. Os modelos de dados representativos mostram os dados usando estruturas de registro e, portanto, às vezes são denominados modelos de dados baseados em registro.

Podemos considerar o modelo de dados de objeto (ou orientados a objeto) como um exemplo de uma nova família de modelos de dados de implementação de nível mais alto e que são mais próximos dos modelos de dados conceituais. Um padrão para bancos de dados de objeto, chamado modelo de objeto ODMG, foi proposto pelo grupo de gerenciamento de dados objeto (ODMG — Object Data Management Group). Os modelos de dados de objeto também são frequentemente utilizados como modelos conceituais de alto nível, em particular no domínio da engenharia de software.

Os modelos de dados físicos descrevem o armazenamento dos dados como arquivos no computador, com informações como formatos de registro, ordenações de registro e caminhos de acesso. Um caminho de acesso é uma estrutura que torna eficiente a busca por registros de um banco de dados em particular. Um índice é um exemplo de um caminho que permite o acesso direto aos dados usando um termo de índice ou uma palavra-chave. Ele é semelhante ao índice em um livro, com a exceção de que pode ser organizado de forma linear, hierárquica (estruturada em árvore) ou de alguma outra maneira.

Copyright © 2014 AIEC.