2.5. DQL – Linguagem de Consulta de Dados

Alguns autores definem a linguagem de consulta de dados (DQL – Data Query Language) como a forma de consulta às informações constantes nos bancos de dados. Outros autores não reconhecem a DQL e dizem que ela é parte integrante da DML. A DQL só possui um único comando, que é o comando SELECT. Esse comando permite selecionar dados de uma ou várias tabelas, ou de uma ou várias visões. Um exemplo simples de um comando que apresenta a listagem de todos os alunos seria: SELECT * FROM ALUNOS.

2.6. DCL – Linguagem de Controle de Dados

Por sua vez, os SGBD precisam controlar o acesso dos usuários (e aplicativos) aos bancos de dados. Muitos projetos de software deixam a funcionalidade de controle de acesso no nível do sistema de informação (e não no banco de dados). Nesses casos, o banco de dados precisa ter ao menos um usuário que possa acessar os dados, esse usuário é o próprio sistema de informação.

Outros profissionais como projetistas e administradores de dados também precisam ter acesso ao banco de dados, logo o SGBD precisa criá-los e dar acesso a esses usuários. A parte que cria e exclui um usuário e também lhe atribui ou altera sua senha de acesso é um comando DML. Já a parte de garante o acesso de um usuário sobre uma ou várias tabelas e também revoca o acesso dele é chamado de linguagem de controle de dados (DCL – Data Control Language).

Os dois comandos DCL que existem são:

Copyright © 2014 AIEC.