Olá, seja bem-vindo a mais um módulo de estudos. Iremos tratar, agora, de como funciona um SGBD internamente.
Um SGBD é um software extremamente complexo. Possui muitas funcionalidades, acessórios e componentes que podem ser adicionados para expandir suas funcionalidades. Nesta seção vamos discutir as características internas de um SGBD e os principais softwares com os quais ele interage.
1.1. Interfaces de um SGBD
Todo acesso ao SGBD é feito mediante um programa de computador. Esse programa de computador pode ser classificado por diversos tipos, sendo os principais:
É interessante notar que, independentemente do tipo de interface, a troca de informações entre esses programas e o SGBD é feito sempre por meio de comandos SQL ou por meio de bibliotecas que implementam comandos SQL direcionados ao SGBD.
Ao instalar um SGBD é muito provável que ele possua algum programa de interface gráfica para gerenciá-lo. Esses programas são instalados durante a própria instalação do SGBD, e permitem operar não só a própria administração do SGBD, mas também os seus respectivos bancos de dados. Normalmente esses programas não são utilizados por usuários comuns, mas sim pelos Administradores de Bancos de Dados (DBAs) e Administradores de Dados (ADs).
XEssas interfaces são geralmente acessadas por intermédio das telas de shell do sistema operacional. São as famosas telas pretas onde apenas os caracteres simples são apresentados. Normalmente são utilizadas pelos administradores de rede e DBA para realizar operações pontuais simples, como cadastrar rapidamente um usuário, verificar se um SGBD está no ar. A vantagem dessas interfaces é que são simples de usar. A desvantagem é que o uso delas é feito somente por meio de comandos SQL. Não há menus ou botões para operar os comandos.
XHá uma gama muito grande de softwares que auxiliam ou estendem as funcionalidades de um SGBSD. Muitos fabricantes de software criam programas que auxiliam DBAs no monitoramento dos SGBDs (pesquise no Google por Spotlight Essentials), outros são específicos para projetistas de banco de dados (pesquise por System Architect e por Power Designer) e outros ainda fazem as duas coisas (pesquise por Workbench).
XEsses sistemas representam os programas criados para utilizarem os SGBDs como serviços de guarda e manipulação de dados. Esses sistemas são “usuários” do SGBDs e tem acesso apenas aos bancos de dados contidos no SGBD.
X