1.2. Componentes de um SGBD

Como você verá na figura abaixo, um SGBD é uma ferramenta complexa, composta de vários módulos internos que se relacionam a fim de suprir todas as necessidades de armazenamento de dados. A parte superior da imagem apresenta os vários tipos de usuários que interagem com o SGBD e suas principais interfaces. Já a parte inferior da imagem apresenta os detalhes internos (componentes) do SGBD, responsáveis pelo armazenamento, processamento e controle de transações.

Estrutura básica de um SGBD

Além dos arquivos de instalação básicos (executáveis, bibliotecas etc.), os SGBD utilizam arquivos de dados para armazenar todas as suas informações. Esses arquivos são fisicamente criados em uma estrutura de disco durante a instalação e na criação de novos bancos de dados. É dentro desses arquivos que ficarão todos os bancos de dados criados, inclusive os bancos de dados do sistema (metadados). Dessa forma, quando um SGBD funciona, o processamento do banco de dados é basicamente realizado sobre operações de disco sobre esses arquivos (controlado pelo sistema operacional), bem como a manipulação deles em memória RAM.

Alguns SGBDs são, por exemplo, de uso específico de tablets e smatphones, nesses dispositivos, ao invés de discos rígidos, temos memórias não voláteis.

Copyright © 2014 AIEC.