2 - Arquitetura em camadas

A forma pela qual uma solução completa de TI é organizada, com toda a sua arquitetura de redes, servidores e estações dos usuários, define o modelo utilizado. Basicamente os tipos de arquitetura são:

Veremos cada uma dessas arquiteturas a seguir.

2.1. Arquitetura de duas camadas para SGBDs

Até há pouco tempo, quando a maioria dos sistemas de informação era instalada nos computadores dos usuários, a arquitetura de desenvolvimento mais comum era a chamada de duas camadas. Nela, uma das camadas representa o SGBD, com os bancos de dados, realizando as operações solicitadas e devolvendo-as aos sistemas de informações que as solicitavam. Na outra camada estavam as estações dos usuários, com os sistemas de informação instalados, apontando suas consultas e operações para os SGBDs. Parte do processamento ocorria no SGBD e outra parte nas estações de trabalho.

Há aplicações que são construídas dentro do próprio banco de dados, sendo que as estações dos usuários apenas acessam as interfaces providas pelos sistemas, mesmo que quase todo o processamento, funcionalidades e interfaces fiquem dentro do banco de dados, essas arquiteturas também são consideradas como de duas camadas. Exemplos

Copyright © 2014 AIEC.