2.2. Arquitetura de três ou n camadas para SGBDs

Com o surgimento das aplicações WEB, em que o sistema já não residia nos computadores dos usuários, mas sim nos servidores de aplicação, pelo menos uma camada foi acrescentada ao modelo anterior. Agora, parte do processamento ocorria nos navegadores das estações de trabalho (como comandos em Java Script), outra parte ocorria no servidor da aplicação (como programas em Java, ASP, C#, PHP etc.) e uma terceira parte ocorria dentro do SGBD (como procedimentos armazenados ou o próprio processamento das operações SQL).

Este modelo de três camadas evoluiu para um modelo denominado “n” camadas onde é possível pensar em um número grande de servidores e serviços operando entre o SGBD e o usuário final. Serviços como Firewall, autenticação, antivírus de rede, componentes, e outros podem fazer parte da arquitetura “n” camadas de uma aplicação.

A atual computação na nuvem também utiliza esse modelo de arquitetura onde vários serviços distribuídos trocam informações entre si para satisfazer as necessidades dos usuários.

Copyright © 2014 AIEC.