3.3. Quanto à arquitetura de rede
O terceiro critério é o número de locais sobre os quais o banco de dados está distribuído. Nesse critério, a rede pode ser:
Um SGBD é centralizado se os dados estiverem armazenados em um único computador. Um SGBD centralizado pode atender a vários usuários, mas o SGBD e o banco de dados residem integralmente em um único computador. Entretanto, pode haver várias bases de dados, dentro deste único SGBD dando suporte à aplicação. Exemplo: uma aplicação que gerencia toda uma empresa pode ter bancos de dados separados para cada assunto, como uma base de dados para as vendas, outra para as compras, e outra para funcionários e folha de pagamento.
Um SGBD distribuído (SGBDD) pode ter o banco de dados real e o software de SGBD distribuídos por vários locais, conectados por uma rede de computadores. Os SGBDDs homogêneos usam o mesmo software de SGBD em todos os locais, ao passo que SGBDDs heterogêneos podem usar um software de SGBD diferente em cada local. Também é possível desenvolver softwares de middleware para acessar vários bancos de dados autônomos preexistentes, armazenados sob SGBDs heterogêneos. Isso leva a um SGBD federado (ou sistema multibanco de dados), em que os sistemas participantes são fracamente acoplados e possuem certo grau de autonomia local. Muitos SGBDDs utilizam arquitetura cliente/servidor, conforme descrito anteriormente.