1. Conceitos do modelo relacional

Olá, seja bem-vindo a mais uma etapa do nosso estudo. Neste módulo, iremos tratar especificamente dos bancos de dados relacionais.

O conceito de banco de dados relacional surgiu em 1970, como um aprimoramento das estruturas lineares. Esse novo modelo teve uma grande aceitação pelo mercado de TI, devido a sua simplicidade e benefícios imediatos em relação à melhor organização (acesso e manipulação) das informações. O modelo relacional tem sua origem na matemática, com sua teoria de conjuntos e relações.

Logo em seguida, as grandes corporações como IBM e Oracle lançaram produtos que já utilizavam essa nova tecnologia, trazendo um ganho enorme em performance, em relação à tecnologia anterior. A partir de então, todos os fornecedores de SGBD adotaram o modelo relacional como tecnologia padrão.

O modelo relacional representa o banco de dados como uma coleção de relações (conjuntos de temas ou assuntos específicos que chamaremos de entidades). Informalmente, cada relação é semelhante a uma tabela de valores ou, até certo ponto, a um arquivo plano de registros. Ele é chamado de arquivo plano porque cada registro tem uma simples estrutura linear ou plana. No entanto, existem diferenças importantes entre relações e arquivos, conforme veremos em breve.

Quando uma relação é considerada uma tabela de valores, cada linha na tabela representa uma coleção de valores de dados relacionados. Uma linha representa um fato que normalmente corresponde a uma entidade ou relacionamento do mundo real. Os nomes da tabela e de coluna são usados para ajudar a interpretar o significado dos valores em cada linha.

Copyright © 2014 AIEC.