1.1. Domínios, atributos, tuplas e relações
Um método comum de especificação de um domínio é definir um tipo de dado do qual são retirados os valores de dados que formam o domínio. Também é útil especificar um nome para o domínio, para ajudar na interpretação de seus valores.
Alguns exemplos de domínios são:
Numeros_telefone_nacional;Numeros_telefone_local;Cadastro_pessoa_fisica;Nomes;Medias_nota;Idade_aluno.Estas são denominadas definições lógicas de domínios. Um tipo de dado ou formato também é especificado para cada domínio. Por exemplo, o tipo de dado para o domínio Numeros_telefone_nacional pode ser declarado como uma sequência de caracteres na forma “(dd) ddddd-dddd”, onde cada “d” é um dígito numérico (decimal) e os dois primeiros dígitos formam um código de área de telefone válido. Dessa forma, um domínio recebe um nome, tipo de dados e formato.
Outras informações complementares para interpretar os valores de um domínio também podem ser informadas ou mesmo ser obrigatoriamente necessárias; por exemplo, o domínio Idade_aluno sabemos que a unidade de medida utilizada comumente é em anos. Por outro lado, um domínio de nome Largura poderia necessitar de unidade de medidas indicada explicitamente em metros, centímetros ou outra.
É o conjunto de números de telefone com dez ou onze dígitos válidos no Brasil (o número do DDD com dois algarismos e demais número do telefone com oito ou nove dígitos, no formato “(dd) ddddd-dddd”). Neste contexto, “(00) 00000001” não é um valor que pertence a esse domínio, pois o número de telefone que esse valor representa não é um número de telefone válido. Já o valor “(61) 34030000” parece pertencer ao domínio, o prefixo 61 representa código DDD do Distrito Federal e os caracteres restantes, 34030000, parece ser um número de telefone válido (na verdade é o telefone da Faculdade AIEC).
XÉ o conjunto de números de telefone de oito ou nove dígitos válidos dentro de um código de área em particular no Brasil. Semelhante ao exemplo anterior, 10000000 não parece ser um número de telefone local válido, já 34030000 parece ser um número válido.
XÉ o conjunto de números do CPF com onze dígitos. Esse é um identificador exclusivo atribuído a cada pessoa no Brasil para fins de emprego, imposto e benefícios. Novamente, “000000000-01” não é um número de CPF válido, já “321445321-84” parece ser.
XÉ o conjunto de cadeia de caracteres que representam nomes de pessoas. Como exemplo, “João da Costa Barros” é um nome válido para uma pessoa, já “joao@gmail.com” não é, na verdade, parece ser um endereço de e-mail.
XSão possíveis valores para calcular a média das notas de um aluno; cada um deve ser um número real (ponto flutuante) entre O e 10, com apenas uma casa decimal. Dessa forma: “4,5”, “9” e “2,5” são notas válidas, já “-4”, “12,3” e “7,44356” não são valores válidos.
XRepresenta as idades possíveis dos alunos da escola, cuja regra (hipotética para uma escola qualquer) é que cada valor deve ser um número inteiro entre 5 e 18.
X