1.1. Domínios, atributos, tuplas e relações

Um domínio é um conjunto de valores válidos para um determinado contexto.

Um método comum de especificação de um domínio é definir um tipo de dado do qual são retirados os valores de dados que formam o domínio. Também é útil especificar um nome para o domínio, para ajudar na interpretação de seus valores.

Alguns exemplos de domínios são:

Estas são denominadas definições lógicas de domínios. Um tipo de dado ou formato também é especificado para cada domínio. Por exemplo, o tipo de dado para o domínio Numeros_telefone_nacional pode ser declarado como uma sequência de caracteres na forma “(dd) ddddd-dddd”, onde cada “d” é um dígito numérico (decimal) e os dois primeiros dígitos formam um código de área de telefone válido. Dessa forma, um domínio recebe um nome, tipo de dados e formato.

Outras informações complementares para interpretar os valores de um domínio também podem ser informadas ou mesmo ser obrigatoriamente necessárias; por exemplo, o domínio Idade_aluno sabemos que a unidade de medida utilizada comumente é em anos. Por outro lado, um domínio de nome Largura poderia necessitar de unidade de medidas indicada explicitamente em metros, centímetros ou outra.

Copyright © 2014 AIEC.