1.2. Características das relações

A definição dada de relações implica certas características que tornam uma relação diferente de um arquivo ou uma tabela. Agora iremos tratar sobre essas relações.

1.2.1. Ordenação de tuplas em uma relação

Uma relação é definida como um conjunto de tuplas. Matematicamente, os elementos de um conjunto não possuem ordem entre eles; logo, as tuplas em uma relação não possuem nenhuma ordem em particular. Em outras palavras, uma relação não é sensível à ordenação das tuplas. Porém, em um arquivo, os registros estão fisicamente armazenados no disco (ou na memória), de modo que sempre existe uma ordem entre eles (mesmo que aleatória). Essa ordenação indica o primeiro, segundo, os próximos, até o último registro no arquivo. De modo semelhante, quando exibimos uma relação como uma tabela, as linhas são exibidas em certa ordem.

A ordenação da tupla não faz parte da definição da relação porque uma relação tenta representar fatos em um nível lógico ou abstrato. Muitas ordens de tupla podem ser especificadas na mesma relação. Por exemplo, as tuplas na relação ALUNO poderiam ser ordenadas pelos valores de Matrícula, Nome, Turma, Série, ou até mesmo se é um aluno efetivo ou ex-aluno. A definição de uma relação não especifica ordem alguma: não existe preferência para ordenação de qualquer outra relação, Logo, uma relação ordenada alfabeticamente pelo nome do aluno é considerada idêntica à outra ordenada pelo número da matrícula.

Quando uma relação é implementada como um arquivo ou exibida como uma tabela, uma ordenação em particular pode ser especificada sobre os registros do arquivo ou das linhas da tabela.
Copyright © 2014 AIEC.