1.2.3. Interpretação (significado) de uma relação
O esquema de relação pode ser interpretado como uma declaração ou um tipo de afirmação. Por exemplo, o esquema da relação ALUNO visto no início deste módulo afirma que, em geral, uma entidade de aluno tem uma matrícula, um nome, se é efetivo ou ex-aluno, uma turma atual e uma série atual. Cada tupla na relação pode então ser interpretada como um fato ou uma instância em particular da afirmação. Por exemplo, a primeira tupla afirma que existe um aluno cuja matrícula é 14562/2, de nome Thiago Ferreira Borges, que é um aluno efetivo, que está na turma 5-1, cursando a 5ª série.
| ALUNO | ||||
|---|---|---|---|---|
| Matrícula | Nome | Efetivo | Turma Atual | Série Atual |
| 14562/2 | Thiago Ferreira Borges | Sim | 5-1 | 5 |
Observe que algumas relações podem representar fatos sobre entidades, enquanto outras podem representar fatos sobre relacionamentos entre entidades. Por exemplo, as relações ALUNO, DISCIPLINA e TURMA são entidades, pois existem por si só, porque representam objetos que existem naturalmente e isoladamente. Já o HISTORICO_ESCOLAR afirma que os alunos cursaram disciplinas escolares. Uma tupla nessa relação relaciona um aluno e disciplina cursada, dessa forma, essa relação é do tipo relacionamento, ela existe pela reunião de informações de entidades.
Logo, o modelo relacional representa fatos sobre entidades e relacionamentos uniformemente como relações. Isso às vezes compromete a compreensão, pois é preciso descobrir se uma relação representa um tipo de entidade ou um tipo de relacionamento. Apresentaremos o modelo Entidade-Relacionamento (ER) com detalhes em um módulo mais à frente no nosso curso, no qual os conceitos de entidade e relacionamento serão descritos minuciosamente.