1.3. A operação Atualizar

A operação Atualizar é usada para alterar os valores de um ou mais atributos em uma tupla (ou tuplas) de alguma relação.

É necessário especificar uma condição sobre os atributos da relação para selecionar a tupla ou tuplas a serem modificadas. Aqui estão alguns exemplos.

Operação Resultado
1. Operação: Atualizar ALUNO, alterando ID_Turma para 2 onde o ID_Aluno = 1. Resultado: Aceitável, irá mudar a turma do anulo ‘Thiago’ de ‘5-1’ para ‘5-2’ da ‘5ª série’.
2. Operação: Atualizar ALUNO, alterando o ID_Turma para NULL e Ativo para ‘Não’ onde o ID_Aluno = 4. Resultado: Aceitável, irá transformar a aluna ‘Mariana’ em ex-aluna.
3. Operação: Atualizar ALUNO, alterando ID_Turma para 2 onde o ID_Aluno = 5. Resultado: Inaceitável, pois não existe aluno com esse ID.
4. Operação: Atualizar ALUNO, alterando ID_Turma para 7 onde o ID_Aluno = 4. Resultado: Inaceitável, pois viola a integridade referencial, não existe turma com ID_Turma igual a 7.
5. Operação: Atualizar ALUNO, alterando ID_Aluno para 4 onde o ID_Aluno = 3. Resultado: Inaceitável, pois viola a restrição de chave primária, repetindo um valor que já existe como chave primária na tupla.
6. Operação: Atualizar ALUNO, alterando ID_Turma para ‘7-1’ onde o ID_Aluno = 3. Resultado: Inaceitável, pois o valor ‘7-1’ é inválido para o tipo de dado, além de ferir a regra de integridade referencial.

Atualizar um atributo que nem faz parte de uma chave primária nem de uma chave estrangeira em geral não causa problemas; o SGBD só precisa verificar para confirmar se o novo valor é do tipo de dado e domínio corretos. Modificar um valor de chave primária é semelhante a excluir uma tupla e inserir outra em seu lugar, pois usamos a chave primária para identificar tuplas. Logo, as questões discutidas anteriormente nos itens “Operação Inserir” e “Operação Excluir” entram em cena. Saiba+

Copyright © 2014 AIEC.