2. A linguagem SQL

A linguagem SQL pode ser considerada um dos principais motivos para o sucesso dos bancos de dados relacionais comerciais. Como ela se tornou um padrão para esse tipo de bancos de dados, os usuários ficaram menos preocupados com a migração de suas aplicações de outros tipos de sistemas de banco de dados — por exemplo, sistemas de rede e hierárquicos — para sistemas relacionais. Isso aconteceu porque mesmo que os usuários estivessem insatisfeitos com o produto de um SGBD relacional em particular que estavam usando, a conversão para outro produto de SGBD relacional não seria tão cara ou demorada, pois os dois sistemas seguiam os mesmos padrões de linguagem.

Na prática, é óbvio, existem muitas diferenças entre diversos fabricantes de SGBD relacionais comerciais. Porém, se o usuário for cuidadoso em usar apenas dos recursos que fazem parte do padrão, e se os dois sistemas relacionais admitirem fielmente o padrão, então a conversão entre ambos deverá ser bastante simplificada. Outra vantagem de ter esse padrão é que os usuários podem escrever comandos em um programa de aplicação de banco de dados que pode acessar dados armazenados em dois ou mais SGBDs relacionais sem ter de mudar a linguagem de banco de dados (SQL) se os sistemas admitirem o padrão SQL.

Apresentaremos agora os principais recursos do padrão SQL para SGBDs relacionais comerciais, enquanto o item anterior apresentou os conceitos mais importantes por trás do modelo de dados relacional formal. Futuramente, discutiremos as operações da álgebra relacional , que são muito importantes para entender os tipos de solicitações que podem ser especificadas em um banco de dados relacional.

A linguagem SQL oferece uma interface de linguagem declarativa de nível mais alto, de modo que o usuário apenas especifica qual deve ser o resultado, deixando a otimização real e as decisões sobre como executar a consulta para o SGBD. Embora a SQL inclua alguns recursos da álgebra relacional, ela é baseada em grande parte no cálculo relacional de tupla, que estudaremos em momentos futuros. Porém, a sintaxe SQL é mais fácil de ser utilizada do que qualquer uma das duas linguagens formais.

Copyright © 2014 AIEC.