2.1. Um pouco sobre a história da SQL
A SQL agora é a linguagem padrão para SGBDs relacionais comerciais. Tentaremos abordar a última versão da SQL ao máximo possível.
Os padrões SQL mais recentes (começando com SQL:1999) são divididos em uma especificação núcleo mais extensões especializadas. O núcleo deve ser implementado por todos os fornecedores de SGBDR que sejam compatíveis com SQL. As extensões podem ser implementadas como módulos opcionais a serem adquiridos independentemente para aplicações de banco de dados específicas, como mineração de dados, dados espaciais, dados temporais, data warehousing, processamento analítico on-line (OLAP), dados de multimídia e assim por diante.
Como a SQL é muito importante (e muito grande), dedicamos alguns módulos para explicar seus recursos.
Um esforço conjunto entre o American National Standards Institute (ANSI) e a International Standards Organization (ISO) levou a uma versão-padrão da SQL (ANSI, 1986), chamada SQL.86 ou SQL1. Um padrão revisado e bastante expandido, denominado SQL-92 (também conhecido como SQL2) foi desenvolvido mais tarde. O próximo padrão reconhecido foi SQL:1999, que começou como SQL3. Duas atualizações posteriores ao padrão são SQL:2003 e SQL.2006, que acrescentaram recursos de XML entre outras atualizações para a linguagem. Outra atualização em 2008 incorporou mais recursos de banco de dados de objeto na SQL.
X