2.2. Conceito de transação
Um programa de aplicação de banco de dados que funciona com um banco de dados relacional normalmente executa uma ou mais transações.
Uma única transação pode envolver qualquer número de operações de recuperação e qualquer número de operações de atualização (sendo que a lógica é que existam duas ou mais). Essas recuperações e atualizações juntas formarão uma unidade atômica de trabalho no banco de dados. Por exemplo, uma transação para aplicar uma transferência bancária costuma ler o registro da conta do correntista de origem, verificar se existe saldo suficiente, debitar o valor da sua conta e depois creditar o valor na conta do destinatário.
Um grande número de aplicações comerciais, que utilizam bancos de dados relacionais em sistemas de processamento de transação on-line (OLTP — Online Transaction Processing), executa transações que atingem taxas velocidade de centenas ou milhares de operações por segundo.
Os conceitos de processamento de transação, execução concorrente de transações e recuperação de falhas serão discutidos em outro momento.