3.1. Conceito de Esquema / Banco de Dados

As primeiras versões da SQL não incluíam o conceito de um esquema de banco de dados relacional; todas as tabelas (relações) eram consideradas parte do mesmo esquema. O conceito de um esquema SQL foi incorporado inicialmente com SQL2 a fim de agrupar tabelas e outras construções que pertencem à mesma aplicação de banco de dados.

Um esquema SQL é identificado por um nome de esquema, e inclui um identificador de autorização para indicar o usuário ou conta proprietária do esquema, bem como descritores para cada elemento.

Esses elementos incluem tabelas, restrições, visões, domínios e outras construções (como concessões — grants — de autorização) que descrevem o esquema que é criado por meio da instrução CREATE SCHEMA. Esta pode incluir todas as definições dos elementos do esquema. Como alternativa, o esquema pode receber um identificador de nome e autorização, e os elementos podem ser definidos mais tarde. Por exemplo, a instrução a seguir cria um esquema chamado ESCOLA, pertencente ao usuário com identificador de autorização 'JoseSilva'. Observe que cada instrução em SQL termina com um ponto e vírgula.

CREATE SCHEMA ESCOLA AUTHORIZATION ‘JoseSilva’;

Observação: O uso de aspas simples ou duplas também depende do SGBD utilizado, alguns aceitam ambas opções para definir textos e datas. Números e palavras-chave não usam aspas.

Copyright © 2014 AIEC.