3.4.3. Tipo de dados de cadeia de caracteres
Ao atribuir um valor literal para uma cadeia de caracteres, deve-se colocar o valor entre aspas simples (apóstrofos), e é case sensitive (diferencia maiúsculas de minúsculas). Dessa forma, os valores para nome ‘Marcelo’ e ‘marcelo’ são diferentes entre si.
Para cadeias de caracteres de tamanho fixo, uma cadeia mais curta é preenchida com caracteres em branco à direita. Por exemplo, se o valor 'Silva' for atribuído a um atributo do tipo CHAR(10), ele é preenchido com cinco caracteres em branco, torando-se ‘Silva     ’.
Esses espaços em branco podem diferenciar os valores em alguns SGBDs, onde eles consideram ‘Silva’ diferente de ‘Silva     ’. Muitos SGBDs permitem configurar se o SGBD deve considerar os valores diferentes ou não.
Para fins de comparação, as cadeias de caracteres são consideradas ordenadas em ordem alfabética; se uma cadeia de caracteres aparece antes de outra cadeia em ordem alfabética, então a primeira é considerada menor que segunda. Dessa forma, “Antonio” é considerado menor que “João” que é menor que “Pedro”. Essa comparação matemática é usada para mecanismos de ordenação de valores.
Outro tipo de dado de cadeia de caracteres de tamanho variável, chamado TEXT ou CHARACTER LARGE OBJECT ou CLOB, que é utilizamos para cadeias de caracteres imensas, como por exemplo, todo o texto de um livro.