C2 - Vamos agora fazer uma pequena variação, vamos listar apenas alunos cuja matrícula seja igual a “332/5”:
SELECT Nome, Matricula FROM ALUNO WHERE Matricula = ‘332/5’
Perceba agora a presença da cláusula WHERE, que especifica uma condição booleana que deve ser verdadeira para qualquer tupla recuperada, também conhecida como condição de seleção. Para realizar tal consulta, o SGBD irá percorrer todas as tuplas do banco de dados e apresentar apenas aquelas que satisfazem a condição imposta pela cláusula WHERE, eliminando aquelas que não satisfazem.
No nosso exemplo, só há um único aluno que satisfaz essa condição, dessa forma, o SGBD irá responder a esta consulta assim:
Nome
Matricula
Marcelo Correia Luz
332/5
Resultado da consulta C2
Os valores cadastrados como número de matrícula, a exemplo ‘322/5’ e os demais, por conter o símbolo de barra (“/”), não são considerados um tipo numérico, mas sim texto. Para que seja possível armazenar o símbolo de barra, o SGBD precisa interpretar e armazenar esse tipo de valor como char ou varchar, por exemplo. Portanto, a cláusula WHERE requerer que o valor esteja representado entre aspas simples. Se no exemplo acima você não usasse as aspas, o SGBD interpretaria 322/5 como a divisão do número 322 pelo número 5, ou seja, o número: 64,4. O mesmo valeria para o símbolo de hífen, por exemplo, 322-5 sem aspas para o SGBD é a subtração de dois números, que tem como resultado 317.