2.7. Uso do asterisco para representar todos os campos de uma tabela
Há algumas situações em que precisamos criar uma consulta rápida em todos os atributos de uma tabela. Agora, imagine que você esteja trabalhando com uma tabela com 30 campos. Seria terrivelmente moroso ter de digitar todos esses 30 campos.
Para tal questão, a SQL provê uma forma simples para você informar que deseja ver todos os campos da tabela. Isso é feito substituindo o nome de todos os campos por um único asterisco. Vamos ver um exemplo.
| C6 - Listar todos os campos da tabela HISTORICO_ESCOLAR. |
A forma tradicional que sabemos até agora seria escrever essa consulta SQL da seguinte forma:
SELECT ID_Historico_Escolar, Ano, Serie, Nota, ID_Aluno, ID_Disciplina
FROM HISTORICO_ESCOLAR
Com o uso do asterisco, a nossa consulta se resumiria para o seguinte:
SELECT * FROM HISTORICO_ESCOLAR
Muito mais simples, correto? Observe que ambas as consultas produzem resultados idênticos.
|
O uso do asterisco é especialmente útil para descobrirmos quais são os campos de uma tabela. Quando não temos acesso ao modelo de dados ou simplesmente queremos recordar quais campos formam aquela tabela, basta digitar SELECT * FROM <Nome_da_Tabela>. O resultado produzido pelo SGBD conterá o nome dos campos na primeira linha.
|
Há ainda outra técnica muito simples para o SGBD retornar apenas os nomes dos campos, sem incluir registro algum. Saiba qual é.
Outra técnica é especialmente útil para quando queremos apenas identificar os campos, sem nos importar o conteúdo da tabela. Para isso, basta escrever uma cláusula que seja FALSA para todos os registros do banco, assim, o SGBD retornará um conjunto vazio de dados, e apenas o nome dos campos. Uma forma de se fazer isso é usar a cláusula WHERE 1=2. Como um é diferente de dois, o SGBD não irá mostrar registro algum, somente os nomes dos campos. Infelizmente, nem todo SGBD executa essa instrução dessa maneira, alguns apenas informam que o resultado é um conjunto vazio de dados, sem mostrar o nome dos campos.
X