2.4. Operador LIKE
Quanto tratamos de número e datas fica fácil sempre usar o valor exato para encontrar um dado. Por exemplo, se quisermos mostrar todos os valores iguais a dez, usamos algo como WHERE <campo_numerico> = 10. Quando queremos uma data posterior a 01/01/2015, usamos, WHERE <campo_data> >= ’01-01-2015’.
Agora, para encontrar um texto não é tão fácil assim na prática, pois somente se colocarmos a informação exatamente como está cadastrada será possível que o SGBD localize a informação. Por exemplo, para exibirmos a matrícula do aluno Thiago temos que escrever a seguinte expressão usando o seu nome completo:
SELECT Matricula FROM ALUNO WHERE Nome = ‘Thiago Ferreira Borges’.
Se não soubermos seu nome completo ou se errarmos na digitação em algum caractere, certamente o SGBD não irá encontrá-lo.
Para facilitar a localização de registro de texto é muito comum utilizarmos apenas um trecho do texto para pesquisa. Por exemplo: Qual é a matrícula do aluno Thiago? Sem saber o nome completo, é possível usar o operador LIKE para encontrar algo que “se pareça com” o que estamos informando na pesquisa.