Vimos no módulo passado várias configurações e funcionalidades possíveis para criar uma instrução SELECT. Neste módulo concluiremos nosso estudo sobre a instrução SELECT.
2.1. Concatenando dois campos
Uma operação muito comum é precisar juntar dois ou mais campos como um único registro. Isso é útil, por exemplo, em sistemas que armazenam o nome e o sobrenome da pessoa em campos diferentes. Quando quisermos uma consulta que apresente os dois campos juntos, precisaremos concatenar (juntar), o primeiro nome, um espaço e branco e o sobrenome da pessoa. Para tal, usamos o operador de adição (+) e damos um apelido para o resultado (operador AS). Veja o exemplo:
| C1 | Juntar o nome e o sobrenome de uma pessoa (tabela PESSOA, campos Nome e Sobrenome): |
SELECT Nome + “ ” + Sobrenome AS NomeCompleto FROM PESSOA.
Note que adicionamos um espaço em branco para que Nome e Sobrenome não fiquem unidos (Ex.: JoséSantos de Barro). Essa mesma técnica pode ser utilizada para acrescentar qualquer tipo de informação ao resultado. Por exemplo, poderíamos acrescentar o prefixo “Aluno: ”ao nome de todos os alunos escrevendo algo como SELECT “Aluno: ” + Nome AS NomeAluno FROM ALUNOS.
A SQL também oferece a função CONCAT() com mesmo resultado que o operador de adição. Alguns SGBDs só aceitam a função CONCAT(). A instrução C1 com a função CONCAT() seria escrita desta forma:
SELECT CONCAT (Nome, “ ”, Sobrenome) AS NomeCompleto FROM PESSOA.