Olá, seja bem-vindo a mais uma etapa do nosso estudo. A instrução SELECT é tão complexa que precisamos de vários módulos para falar dela. Essa instrução não afeta o conteúdo do banco de dados, visto que ela só extrai informações. Neste módulo, trataremos das instruções que podem ser usadas para modificar o conteúdo do banco de dados: INSERT, UPDATE e DELETE. Também usaremos cláusulas SELECT com esses operadores para fazer operações baseadas em consultas.
|
Devemos tomar muito cuidado ao executar esses comandos, especialmente em bancos de dados de produção, visto que podemos danificar todo um conjunto de informações, e, eventualmente, precisaremos de backups para restaurar o que fizemos de errado! |
Enquanto o operador SELECT pode trabalhar com várias tabelas ao mesmo tempo (usando, por exemplo, o operador JOIN), as operações de INSERT, UPDATE e DELETE só atuam com uma tabela por vez. Entretanto, quando há regras de operações em cascata, comandos de UPDATE e DELETE podem afetar mais de uma tabela.
As consultas SELECT não precisam ser controladas por transações, pois elas não alteram os bancos de dados. Já as operações INSERT, UPDATE e DELETE podem ser controladas por transações para que seus resultados sejam confirmados antes da confirmação da operação (COMMIT).
Lembrando que já estudamos antes como controlar transações: