Ou seja, ele acrescenta um ou mais registros a uma relação. Temos de especificar o nome da relação e uma lista de valores para a(s) tupla(s). A forma padrão do comando INSERT é:
INSERT INTO tabela (atributo1, atributo2, ..., atributoN) VALUES (valor1, valor2, ..., valorN)
Há duas formas de se escrever um comando INSERT. A primeira delas é especificando os atributos e os valores, da mesma forma que observamos no modelo acima. Por exemplo, para acrescentar uma nova tupla à relação TURMA:
INSERT INTO TURMA (ID_Turma, Numero, Serie) VALUES (7, '7-2', '7a')
Usando esta forma completa de instrução, não é obrigatório que a lista de atributos e a lista de valores estejam exatamente na ordem dos campos na instrução CREATE TABLE da tabela em questão. Poderíamos, por exemplo, mudar a ordem dos campos e dos valores, porém mantendo a mesma relação entre os nomes dos atributos e os valores. Por exemplo, a instrução da “Forma a” poderia ser reescrita desta maneira, obtendo o mesmo resultado:
INSERT INTO TURMA (Serie, ID_Turma, Numero) VALUES ('7a', 7, '7-2').
A segunda forma é não escrevendo os nomes dos atributos da tabela (campos) e especificando apenas os valores na mesma ordem em que os atributos correspondentes foram especificados no comando CREATE TABLE. Por exemplo, desta maneira:
INSERT INTO TURMA VALUES (7, '7-2', '7a')