2.2. Restrições de integridade
Ao realizar uma operação de INSERT, o SGBD sempre irá realizar todos os controles de restrição de integridade para cada campo inserido.
Essas restrições incluem:
- Validação de tipos de dados.
Ou seja, se o valor a ser inserido corresponde ao tipo de campo da tabela. Exemplo: Se você tentar inserir o valor “Marcelo” em campo do tipo numérico, o SGBD gerará um erro.
- Validação de dados válidos.
Ou seja, se o valor informado corresponde a um valor válido para o campo. Exemplo: Se você tentar inserir o valor “2015/02/30” em campo do tipo data, o SGBD gerará um erro, pois não existe dia “30 de fevereiro”.
- Validação de limites.
Ou seja, se o valor a ser inserido corresponde aos limites inferior ou superior do campo. Exemplos: Se você tentar inserir o valor “Marcelo” em campo CHAR(6), que só aceita seis caracteres, o SGBD gerará um erro. Da mesma forma, se você tentar cadastrar o valor 1.912 em um campo numérico do tipo TYNEINT, o SGBD gerará um erro, visto que o valor máximo para TYNEINT é 254.
- Validação de chaves.
Ou seja, se o valor a ser inserido é uma chave estrangeira, o SGBD irá validar se essa chave estrangeira existe na tabela de origem. Do contrário, o SGBD gerará um erro.
- Validação de valores não informados. Veja a seguir como o SGBD trata valores não informados.
Copyright © 2014 AIEC.