Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- Os operadores INSERT, UPDATE e DELETE alteram o conteúdo do banco de dados, e portanto seu uso deve ser muito cauteloso. Operações erroneamente feitas em bancos de dados, principalmente os de produção, precisarão de backups para restaurar o conteúdo.
- Consultas SELECT podem participar em conjunto com operações de manipulação de dados, na medida em que as consultas SELECT podem prover informações que serão utilizadas como filtros nas operações de alteração e deleção, ou como dados para cadastro e modificação, nas operações de inserção e alteração de dados.
- O controle transacional pode auxiliar os usuários na medida em que este controle permite validar os resultados ou desfazer as ações erroneamente executadas.
- O comando INSERT permite cadastrar (inserir) novas informações no banco de dados.
- Caso algum campo não seja informado na instrução INSERT, o SGBD irá verificar se o campo possui um valor padrão ou se aceita nulo como dado válido. Se nenhuma dessas opções foi viável, o SGBD irá gerar um erro.
- O SGBD sempre executa controles de restrição de integridade nas operações de manipulação de dados.
- O comando INSERT permite cadastrar vários conjuntos de registros (tuplas) ao mesmo tempo, bastando para isso separar os conjuntos de registros por vírgulas.
- Podemos substituir o conjunto de registros da cláusula VALUES por uma instrução SELECT, dessa forma, os registros a serem inseridos serão extraídos por meio de uma consulta SELECT.
- O comando DELETE exclui um ou mais registros. Antes da exclusão, todos os testes de integridade deverão ser realizados com sucesso pelo SGBD.
- O comando TRUNCATE é semelhante ao comando DELETE, ele elimina todos os registros de uma tabela e não admite a cláusula WHERE.
- O comando DROP TABLE exclui uma tabela do banco de dados, eliminando não só os dados, mas a própria estrutura da tabela.
- O comando UPDATE atualiza registros em uma tabela. Podemos usar cláusulas SELECT como parâmetros para inserção ou atualização de registros.
Copyright © 2014 AIEC.