Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. Gatilhos (triggers) são como miniprogramas que são configurados para serem executados nas operações de manipulação de dados. Esses miniprogramas podem conter regras de negócios que têm por objetivo impedir ou permitir a modificação de dados, bem como executar outros procedimentos que podem ser usados para, por exemplo, enviar e-mails.
  2. Os gatilhos podem ser configurados para serem executados antes ou depois das operações de manipulação. Quando eles são configurados para ocorrerem antes, eles têm a possibilidade de impedir que a ação aconteça.
  3. As triggers são criadas pelo comando CREATE TRIGGER.
  4. Uma view (visão) representa uma ou mais tabelas associadas no formato de uma consulta SQL. Utilizamos a mesma estrutura da instrução SELECT para acessar uma view.
  5. O comando ALTER permite alterar a estrutura física de tabelas, índices e outros elementos do banco de dados. É possível, por exemplo, adicionar, alterar ou excluir campos de uma tabela, modificar valores padrões, configurações de NULL/NOT NULL, entre outros.
  6. Ao excluir uma coluna, devemos usar a opção CASCADE para propagar referências em tabelas ou visões, ou usar a opção RESTRICT para impedir a exclusão de campos referenciados.
Copyright © 2014 AIEC.