O formato geral da declaração de procedimentos armazenados é o seguinte:
Sendo que:
Para excluir um procedimento armazenado use o comando DROP PROCEDURE <<Nome do procedimento>>. Ao excluir um procedimento, nenhum dado ou estrutura do banco de dados é afetado.
Uma característica comumente utilizada é a inclusão de um verbo no infinitivo ou no presente para nomear um procedimento armazenado. Muitas equipes de projeto também utilizam prefixos para definir nomes de objetos do banco de dados, como “spMigrarDados”, por exemplo, para indicar que é uma stored procedure.
XEsses parâmetros serão usados dentro do procedimento para a realização da operação. Por exemplo, um procedimento denominado “EnviarEmail” poderia receber como parâmetro a chave primária de um usuário do sistema, então, o procedimento poderia recuperar o e-mail dessa pessoa consultando a tabela de usuários e pesquisando o campo de e-mail por meio da chave primária fornecida.
XUm tipo de retorno muito comum é retornar verdadeiro, se o procedimento executou corretamente, ou falso se houve erro.
XPor exemplo, é possível criar um cursor baseado em uma instrução SELECT para recuperar dados a serem utilizados dentro do procedimento armazenado.
XPor exemplo, a rotina que identifica o endereço de e-mail de uma pessoa a partir da chave primária dele, e envia um e-mail com determinado texto coletado do banco de dados, retornando verdadeiro se tudo ocorreu a contento, é um exemplo de instrução.
X