1.1. Parâmetros

Cada parâmetro de um procedimento armazenado deve ser declarado como um parâmetro SQL válido, como por exemplo, INTEGER, VARCHAR(200), BOOLEAN. Os parâmetros podem ser de três tipos:

Quando um parâmetro é de entrada significa que o procedimento armazenado deve receber esse parâmetro para dentro do procedimento, utilizá-lo, e então descartá-lo. Parâmetros de entrada são declarados como IN.

Exemplo: Um procedimento armazenado que enviar um e-mail pode ter a chave primária do usuário destinatário como parâmetro de entrada. Esse parâmetro seria declarado como (IN ID_Destinatario INTEGER).

Um parâmetro de saída significa que quem dispara o procedimento armazenado receberá esse parâmetro como uma variável de saída, podendo utilizá-lo ao término do procedimento. Parâmetros de saída são declarados como OUT.

Esse tipo de parâmetro tem o seu valor definido dentro do procedimento armazenado, geralmente, ou um valor consultado do banco de dados, ou um valor calculado pelo procedimento, ou um conjunto de ambos.

Exemplo: (OUT Erro VarChar (100)).

Copyright © 2014 AIEC.