1 - Construção de modelo de dados

Olá, seja bem-vindo à última etapa deste curso! Agora sairemos um pouco do ambiente técnico da SQL e falaremos sobre os aspectos da modelagem de um banco de dados. Assim como sistemas são projetados e modelados, os esquemas de bancos de dados também podem ser planejados e modelados.

A modelagem visa planejar a estrutura de tabelas, campos, relacionamentos, índices, procedimentos armazenados e outros elementos intrinsicamente relacionados a fim de se obter um conjunto de recursos que apoiará os sistemas de informação, com o objetivo de manter os dados dos sistemas (camada de persistência de dados). Esses modelos podem ser construídos de duas formas, as quais veremos a seguir.

1.1. Método tradicional manual

O método tradicional de construção de modelos de dados parte do princípio que um analista de sistemas ou administrador de dados participa da equipe de projeto de um sistema de informação. Esse analista tem por objetivo identificar quais informações o sistema deve manter e como melhor organizar essas informações, a fim de garantir eficiência e qualidade no armazenamento e recuperação de dados.

Dessa forma, os modelos de dados serão construídos com foco nos elementos do negócio do sistema de informação e se especializando na medida em que o projeto vai evoluindo, até chegar num ponto que o sistema atenda ao armazenamento de dados de todas as informações (funcionalidades e módulos) do sistema.

Por fim, o projetista trabalhará no aumento de performance do sistema de armazenamento, monitorando as consultas e atualizações feitas no banco de dados e propondo melhorias e ajustes, como a criação (ou exclusão) de índices e mudanças na modelagem do banco de dados.

Copyright © 2014 AIEC.