3 - Exemplo

Para exercitarmos esta etapa do nosso estudo, utilizaremos o exemplo de uma empresa fictícia que lida com projetos. Suponha que, depois da fase de levantamento e análise de requisitos, os analistas de requisitos ofereçam a seguinte descrição do ambiente da empresa que será representada no banco de dados:

  • A empresa é organizada em departamentos. Cada departamento tem um nome exclusivo, um número exclusivo e um funcionário em particular que o gerencia. Registramos a data inicial em que esse funcionário começou a gerenciar o departamento. Um departamento pode ter vários locais.
  • Um departamento controla uma série de projetos, cada um deles com um nome exclusivo, uma sigla e um local exclusivo.
  • Armazenamos o nome, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, salário, sexo (gênero) e data de nascimento de cada funcionário.
  • Um funcionário é designado para um departamento, mas pode trabalhar em vários projetos, que não necessariamente são controlados pelo mesmo departamento. Registramos o número atual de horas em que um funcionário trabalha em cada projeto. Também registramos o supervisor direto de cada funcionário (que é outro funcionário).
  • Queremos registrar os dependentes de cada funcionário para fins de seguro. Para cada dependente, mantemos o nome, sexo, data de nascimento e parentesco com o funcionário.

Construiremos o modelo de dados para esse exemplo hipotético por meio da notação gráfica conhecida como diagramas ER. Descrevemos o processo passo a passo da derivação desse esquema com base nos requisitos declarados e explicamos a notação diagramática ER à medida que introduzirmos os conceitos do modelo ER.

Copyright © 2014 AIEC.