4.1. Entidades
Essas entidades nada mais são do que os objetos do sistema e respectivas informações associadas, de acordo com as necessidades declaradas pelos usuários ou requisitantes. Quando o demandante pelo sistema descreve ao analista o que ele quer com o sistema, é dessa conversa que o analista deve identificar as possíveis entidades.
Na seção anterior, podemos perceber alguns assuntos importantes para serem mantidos pelo banco de dados. Observe que projetos, funcionários, dependentes e departamentos representam os grupos de informações a qual o sistema deve gerenciar.
Cada entidade conterá informações que as define. Por exemplo, quando falarmos que existe um funcionário de nome “José da Silva”, que trabalha no departamento contábil, que não possui dependentes. Essa informação será de alguma forma cadastrada na entidade de funcionário e nas outras entidades associadas.
|
Para identificar as entidades de um projeto de sistema de informação, converse com potenciais usuários, demandantes, procure nas especificações, modelos de classes, analise sistemas semelhantes, pesquise em livros sobre o assunto, identifique boas práticas ou peça ajuda por especialistas no assunto. Todos esses são importantes fontes de informação para lhe ajudar da modelagem. |