4.2. Atributos
O analista precisará nomear esses atributos de uma forma simples e concisa, a fim de que não ocorra dupla interpretação. Uma entidade em particular terá um valor para cada um de seus atributos. Os valores dos atributos que descrevem cada entidade tornam-se uma parte importante dos dados armazenados no banco de dados.
|
Ao identificar os atributos de uma entidade, o projetista/analista não deve vislumbrar todos os atributos possíveis e particulares daquela entidade, mas somente os desejáveis para o sistema de informação. Por isso é extremamente importante que todos os atributos sejam discutidos com a equipe do projeto e os potenciais usuários. |
Exemplo: Em um sistema de informação hipotético que controlaria as vendas de uma empresa que vende bicicletas, é possível que você tenha identificado a entidade Cliente como uma entidade essencial para o sistema. Para essa entidade, você poderia pensar em atributos como cor dos olhos, altura, peso, tipo sanguíneo ou número de filhos, mas nenhuma dessas informações parece ser útil para um sistema de vendas de uma empresa de bicicletas. Entretanto, informações como nome, endereço, número do CPF, número do telefone parecem ser relevantes. Portanto, discuta sempre o que deve ser identificado e gerenciado pelo banco de dados a fim de não solicitar informações totalmente desnecessárias que só deixariam o sistema mais pesado, complexo e lento.