4.3. Dicionário de dados
Uma informação muito útil que surge no início do projeto é detalhar o que cada entidade e o que cada atributo representa para o modelo de dados. Essa explicação é o que chamamos de dicionário de dados. Ela serve como uma espécie de glossário para que não ocorra dupla interpretação do que queremos cadastrar em cada atributo.
Na medida em que o modelo de dados for evoluindo (crescendo ou sendo alterado), o dicionário de dados também deve ser ajustado.
Para criar um dicionário de dados, basta pegar a lista de entidades e atributos definida atualmente e criar uma especificação do que representa cada atributo. Esse trabalho deve ser feito sempre conjuntamente com os usuários demandantes, para que eles confirmem o entendimento do analista. Note que novas informações surgem para complementar a ideia do sistema. Essas informações são produto de reuniões de trabalho com os demandantes do sistema.
Vamos ver como seria nosso exemplo.
- Projetos: representa o trabalho feito pela empresa, onde um grupo de pessoas trabalha para prover um resultado em particular.
- Funcionários: representa o cadastro das pessoas que trabalham na organização.
- Dependentes: representa o conjunto de dependentes do funcionário.
- Departamentos: representa a forma de organização da empresa. Devido ao pequeno porte da empresa, um departamento não possui subdivisões menores hierárquicas.
Projetos
Especificação de Projeto
- Departamento associado: um projeto deve ser conduzido por um único departamento. O responsável pelo projeto é o próprio responsável pelo departamento.
- Nome do projeto: cada projeto deve possuir um nome único. Esse nome não pode ser repetido por outro projeto (isso criará uma regra de restrição de nomes duplicados mais a frente).
- Número do projeto: cada projeto possui uma numeração exclusiva. Essa numeração deve ser sequencial e exclusiva (não pode haver projetos com mesmo número, o que criará outra regra de restrição mais a frente).
- Endereço do projeto: cada projeto é executado em um local específico. O local refere-se ao endereço completo do local de trabalho, composto por endereço (logradouro), bairro, cidade e sigla da unidade da federação.
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Funcionários
Especificação de Funcionários
- Nome do funcionário: nome completo do funcionário.
- Número do CPF: número do CPF composto por 11 dígitos, sem pontos ou traço para separar o dígito verificador (apenas os números devem ser cadastrados).
- Endereço do funcionário: refere-se ao endereço completo do funcionário, composto por endereço (logradouro), bairro, cidade e sigla da unidade da federação.
- Gênero: representa o sexo do funcionário, deve usar apenas M para masculino ou F para feminino (em letras maiúsculas).
- Data de nascimento do funcionário: refere-se à data em que o funcionário nasceu.
- Departamento associado: refere-se a qual departamento o funcionário trabalha (lotação).
- Projetos associados: representa o número de todos os projetos nos quais o funcionário está trabalhando.
- Horas trabalhadas em cada projeto: para cada projeto em que o funcionário trabalha, representa as horas de alocação deste funcionário.
- Supervisor do funcionário: refere-se ao chefe do funcionário, que por sua vez é o responsável pelo departamento onde ele atua.
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Dependentes
Especificação de Dependentes
- Funcionário relacionado: refere-se à identificação de qual funcionário o dependente está relacionado.
- Nome do dependente: nome completo do dependente.
- Gênero: representa o sexo do dependente, deve usar apenas M para masculino ou F para feminino (em letras maiúsculas).
- Data de nascimento: refere-se à data em que o dependente nasceu.
- Parentesco: refere-se ao grau de parentesco, que pode ser: filho(a), enteado(a), esposo(a), pai, mãe, ou “outro”.
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Departamentos
Especificação de Departamentos
- Nome do departamento: representa o nome do departamento, não devendo usar siglas.
- Sigla: refere-se a uma sigla que resume o nome do departamento.
- Nome do gerente: refere-se ao funcionário que é responsável pelo departamento.
- Início da chefia: refere-se à data em que o gerente assumiu o cargo de chefia do departamento.
- Endereço: refere-se ao endereço do departamento, composto por endereço (logradouro), bairro, cidade e sigla da unidade da federação.
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