4.5. Atributos compostos

Atributos compostos referem-se a atributos que podem ser divididos em subpartes menores, que representam atributos mais básicos, com significados independentes.

Por exemplo, o atributo Endereço pode ser subdividido em Logradouro, Bairro, Cidade e Unidade da Federação (e às vezes até em CEP). Os atributos não divisíveis são chamados de atributos simples ou atômicos.

Os atributos compostos formam uma hierarquia composta de atributos simples. Os atributos compostos são úteis para modelar situações em que um usuário às vezes se refere ao atributo composto como uma unidade, mas outras vezes se refere especificamente a seus componentes. Se o atributo composto sempre for referenciado como um todo, não é necessário subdividi-lo. Por exemplo, se não for preciso referenciar os componentes individuais de um endereço, então o endereço inteiro pode ser designado como um atributo simples. Por outro lado, o analista deve prever a possibilidade futura de os usuários precisarem de relatórios e organizações de informações mais bem detalhadas, como por exemplo: “Quais são os projetos que cada funcionário está realizando em cada UF do Brasil?”. A consulta SQL que futuramente responderá a essa pergunta será muito mais simples se separarmos os endereços pelos seus atributos simples.

Na medida em que os analistas desenvolvem o modelo e conversam com os demandantes, novas possibilidades e necessidades vão surgindo. É muito mais fácil e barato ajustar essas necessidades agora, à época do projeto, do que futuramente, alterando algo que já está construído.

No nosso caso, foi apontado que incluir o CEP nos endereços seria uma vantagem, visto a possibilidade de enviar correspondências para as pessoas lotadas nos respectivos endereços.

Copyright © 2014 AIEC.