3.2. Diagramando entidades (tabelas)

Sempre começamos um modelo pela criação das entidades. Uma entidade normalmente é desenhada como uma caixa com o nome da entidade na parte superior.

Vamos começar nosso exercício criando as entidades do nosso exemplo hipotético. Para isso, localize no software de modelagem qual ícone corresponde a entidades (tabelas). Clique e arraste quatro caixinhas dessas para o modelo, depois, renomeie as caixinhas para os nomes das entidades identificadas. Perceba ainda que há uma afinidade entre as entidades projetos, funcionários e departamentos, assim como há outra afinidade entre funcionários e dependentes, portanto, deixe as entidades próximas umas das outras quando você perceber essa afinidade. Se você não identificar a afinidade entre as entidades logo de início, não tem problema, depois é fácil arrastar e mover as tabelas para que fiquem próximas entre si.

Exemplo de criação de quatro entidades
Ao criar um modelo conceitual, você pode usar qualquer caractere, como números, acentos, cedilha, hífen, símbolos especiais e espaços em branco. Afinal, esse modelo é que o usuário mais terá afinidade em aprovar. Já ao criar um modelo lógico ou modelo físico, não use acentos, cedilha, símbolos especiais, ou espaços em branco ao nomear tabelas e atributos, pois pode haver problema de compatibilidade com os SGBDs. Nomes muito extensos para tabelas e atributos também precisarão ser renomados para algo mais curto (exemplo: Mudar de Horas trabalhadas em cada projeto para HoraTrabProjetos). Usar caixa alta ou não é uma opção a ser definida pela sua equipe de projeto.

Várias ferramentas de modelagem usam indicativos gráficos que indicam se estamos trabalhando diante de um diagrama conceitual, lógico ou físico. No caso do Visual Paradigm, ele diagrama as entidades em verde para modelo conceitual, amarelo para modelo lógico, e laranja para modelo físico. Neste módulo, trataremos apenas de modelo conceitual.

Copyright © 2014 AIEC.