4 - Tipos de relacionamentos

Os relacionamentos expressam a relação entre duas ou mais tabelas. Os relacionamentos servem para criar laços e para possibilitar combinação de valores.

As relações entre tabelas representam a forma em que elas estão organizadas e relacionadas. As relações criam regras de relacionamento entre tuplas de entidades diferentes ou mesmo da mesma entidade. Por exemplo, se temos duas entidades, uma de Pessoas e outras de Dependentes, podemos dizer que há uma relação entre dependentes e pessoas, na qual um dependente está relacionado a uma pessoa, e que uma pessoa pode ter nenhum, um ou vários dependentes. As diversas regras de relacionamento permitem definir como as entidades se relacionam entre si.

Já aprendemos que as relações entre tabelas são feitas por meio de chaves primárias, onde estas são geralmente migradas para outras tabelas como chaves estrangeiras.

É possível também uma associação entre tuplas de uma mesma tabela. Por exemplo, uma tabela de funcionários pode haver um chefe que chefia vários outros funcionários e um funcionário possui apenas um chefe. Esse tipo de associação é denominado autorrelação e sua implementação depende da existência de dois campos: uma chave primária que identifica uma tupla e uma chave que identifica quem é o chefe daquela tupla. Ao diretor da empresa, que não possui chefe, teria o valor nulo cadastrado como seu chefe imediato. Uma autorrelação é criada sempre que se precisa criar uma estrutura hierárquica de relação (conceito pai-filho).

As relações entre tabelas (ou mesmo tuplas) podem ser de vários tipos. Veja a seguir.

Copyright © 2014 AIEC.