Entretanto, ao observar a regra criada, o risco transversal nos limites da relação indica a obrigatoriedade da relação entre as tabelas, ou seja, essa regra impõe que todo funcionário tenha uma vaga e que toda vaga de garagem seja ocupada por um funcionário. No mundo real, isso não é o correto. A regra correta é que um funcionário pode ter uma ou nenhuma vaga de garagem, assim como uma vaga de garagem pode ser ocupada ou um funcionário ou estar disponível. Dessa forma, precisaremos alterar as regras de multiplicidade de cada relação.

A simbologia que expressa que uma relação pode ter nenhum ou um item relacionado é substituir o risco transversal por um pequeno círculo. Faremos isso em ambas as relações. Nas ferramentas de modelagem, geralmente há uma opção ao clicar com o botão direito para mudar as propriedades da relação, substituindo a opção de “extamente um” para “zero ou um”. Ao realizar o procedimento correto, o novo digrama é o seguinte:

Exemplo de relação 0 ou1 para 0 ou 1 entre Funcionário e Vaga de Garagem
Note ainda que para que uma vaga de garagem possa estar “desocupada”, o atributo ID_Funcionario em VagaGaragem deve permitir ser nulo. Ao ser nulo, significa que a vaga está desocupada, do contrário, esse atributo conterá a chave primária do funcionário que a ocupa.
Copyright © 2014 AIEC.